Press "Enter" to skip to content

A academia

0

Academia é, segundo Aurélio, uma Sociedade ou agremiação, particular ou oficial, com caráter científico, literário ou artístico. É um lugar onde se reúne acadêmicos, ou seja,cientistas, artistas, literatos em torno de um proposto saber. É um lugar onde se constrói, permanentemente um determinado saber.

O termo academia vem do grego “Akademía”e designa a Escola criada por Platão, situada nos jardins consagrados ao herói ateniense Academus, donde se tinha intensa atividade filosófica.  

A Academia Brasileira de Psicanálise Clínica é, a exemplo da Escola de Platão, o lugar de reunião de cientistas, artistas e literatos em torno do Saber Psicanalítico. É, consequentemente, um lugar de permanente construção desse saber. Surgiu no final do século XX, quando ainda graças a um enorme preconceito em torno da sua prática e reflexão, em alguns círculos tidos como importantes no Brasil, mas já convidava à reflexão acadêmicos das mais variadas instâncias. Surgiu da visão de homens ilustres, preocupados em promover profundas discussões em torno do saber freudiano; homens do nipe do Dr. Heitor Antônio da Silva, Dr. Isaías Maciel e outros.

Ao logo de mais de duas décadas de existência a ACADEMIA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE CLÍNICA tem sido esse eficaz veículo de reflexão e profusão  do saber Psicanalítico, e nesse afã tem procurado servir seus acadêmicos e informado o mundo acerca das evoluções e revoluções da Psicanálise em todo o universo.

Josélio Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares